terça-feira, 16 de junho de 2009

Desmotivação profunda..




Pois é.

É incrível. Passamos um semestre inteiro a trabalhar. São noites com poucas horas de sono, horas enfiados em Bibliotecas, corridas pela Cidade Universitária em busca de livros, dias em frente ao computador a escrever, pilhas e resmas e montanhas feitas com artigos em inglês (ou mesmo francês) para ler, saúde que se perde, lágrimas que nos apetece deixar cair por todo o esforço, tempos coms os amigos sacrificados. Enfim, a vida académica.

Mas depois era bom podermos chegar ao fim e dizermos "foi duro, difícil...mas consegui!!O meu esforço valeu a pena!!" Mas valeu a pena? Não...
Este semestre gostei particularmente de algumas cadeiras, de forma bastante apaixonada. Empenhei-me mesmo muito nestas cadeiras e gostava de me especializar nessas áreas quando acabar a minha formação de base. São anos e anos que perdemos a estudar. Podia dizer que esses anos são anos de sabedoria e conhecimento que ganhamos nas nossas vidas... mas será só isso? Será que não estou a perder anos de vida? Será que caminhamos cada vez mais para esgotamentos, problemas de saúde originados pelo sistema nervoso, problemas originados pela falta de descanso...?

Trabalhamos, e trabalhamos, e trabalhamos afincadamente....dediquei-me tanto àquelas cadeiras, de uma forma que nunca me dedicara antes a cadeira nenhuma... E nao é que agora chego ao fim e sinto que grande parte do meu esforço não foi recompensado?
É revoltante chegarmos ao fim e não podermos dizer "valeu a pena". Raramente me acontece isto, mas hoje aconteceu, e depois de um semestre inteiro a lutar contra problemas de saúde e a oferecer toda a minha dedicação, esforço e empenho a estas cadeiras...afinal devia ter-me empenhado noutros parâmetros para conseguir notas que correspondessem ao meu esforço.

1 comentário:

  1. A pensar em ti, aqui está um clip com uma cena muito bonita da minha série de eleição "Sete Palmos de Terra". Para contextualizar, David acaba de ultrapassar uma grande dificuldade que foi encarar um homem que lhe fez mal. Não conseguindo dormir vai até à varanda onde tem uma conversa com o pai (ou melhor consigo próprio, pois o pai já faleceu, ele apenas projecta no pai)...

    http://www.youtube.com/watch?v=q0EcNdM79sA

    Remember...just keep swimming, just keep swimming!

    ResponderEliminar