quarta-feira, 7 de julho de 2010

O eu de Lacan tem uma função adaptativa?

Apesar do conceito de adaptação se ter generalizado em psicologia, a resposta é não. Segundo Lacan, o eu conduz a uma distorção da realidade e não permite a adaptação à realidade, como Hartmann considerava. Lacan considera que a dimensão narcísica do eu pode prejudicar a adaptação à realidade exterior. A fase do espelho ajuda a explicar esta questão: quando a criança (cuja coordenação psicomotora ainda não se encontrava totalmente desenvolvida) se via ao espelho, o seu corpo seria ainda vivido como um corpo aos bocados (o que encontra fundamento nos fantasmas de desmembramento que surgem, posteriormente, na patologia dos sonhos). O reconhecimento da imagem no espelho era tipicamente acompanhado por manifestações de júbilo, que corresponderia a uma espécie de triunfo sobre a situação inicial de desmembramento. No entanto, a imagem de unidade permanecia em desacordo com as limitações reais do sujeito, ou seja, esta imagem contribui para a formação do eu enquanto unidade mas, simultaneamente, aliena-o primordialmente. Esta fase do espelho é um verdadeiro processo de identificação entre o sujeito e o seu eu ideal. A forma exterior simboliza a permanência mental do eu, ao mesmo tempo que pré-figura o seu destino alienante – narcisismo primário. Contudo, paralelamente ao reconhecimento de si próprio no espelho, observa-se um comportamento típico relativamente a crianças da mesma idade, comportamento este marcado pelo transitivismo (ex.: criança que chora quando vê o outro cair) – há uma confusão entre o si e o outro. O sujeito confunde-se com a sua imagem e nas relações com os seus semelhantes manifesta-se esta mesma captação imaginária pelo duplo. Por fim, a mãe tem um papel importante nesta experiência, uma vez que é através do olhar da mãe (da pessoa que o ama) que a criança se vê, sendo apenas a partir desse olhar que se pode dar o investimento narcísico de si. Daqui se conclui que o eu, para Lacan, não tem uma função adaptativa.



Ao menos se essa sair no exame, EU ACERTO!!!
Weeee xD

2 comentários:

  1. Imaginando-me como estando de fora, como não tendo passado a última semana a vomitar Freud e Lacan, consigo acreditar que estas perspectivas possam ter alguma piada e pertinência :)

    Mas a boa notícia foi que esta questão saiu no exame e eu lembrei-me de (quase) tudo o que aqui meti! Weeee :D

    ResponderEliminar