quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Vidente de Sevenwaters

*Para quem não leu o livro, apesar de não haver spoilers nestes excertos, aconselho a que não leiam*



"Falaste como uma druidesa, Sibeal. Tratas cada experiência como um exercício de aprendizagem. Dir-se-ia que nunca perdes a calma, que nunca sentes dúvidas ou tens um dia mau, como as outras pessoas; ponderas tudo como uma velha e sábia anciã. (...) Simplesmente...Bem, creio que me interrogo se será mesmo bom para ti controlares os teus sentimentos dessa maneira. Os sentimentos podem ser desconfortáveis, mas fazem parte do que é estar vivo: alegria e sofirmento, entusiasmo, medo, dor. Imagina uma história em que todas as personagens tivessem um domínio perfeito de si mesmas, a todos os momentos. Faltar-lhe-ia qualquer coisa, na minha opinião." (Clodagh)



"(...) Não mostrar emoções não significa que não as tenha." (Sibeal)



"- Vais fazer-me chorar, Ardal.

- A ti? Não creio.

- Julgas-me incapaz de verter uma lágrima? - pergunta, desviando o olhar.

- Julgo que as guardas dentro de ti - respondo. - Com medo de deixá-las escapar, porque vês nelas um sinal de fraqueza."



"Ora aí está - replico -, mudas de assunto, distancias-te de novo, como se fosse demasiado perigoso olhares para o teu coração. Será essa reserva algo que te ensinaram, o teu Ciarán e os seus seguidores? Seres sempre contida, estares sempre sob controlo, nunca mostrares ao mundo o teu verdadeiro ser: uma mulher viva, que respira? É isso que os teus deses exigem de ti?"



"(...) Ardal, tenho de ser distante. É uma das razões porque estou aqui, em Inis Eala: porque tenho, por vezes, uma grande dificuldade em desligar-me dos sentimentos dos outros. É algo que terei de aprender antes de fazer o meu último juramento.

- Não estou a falar do que sentem os outros, Sibeal. Estou a falar do que tu sentes.

- O que eu sinto não interessa.

É uma simples afirmação, mas traz-me uma profunda tristeza.

- Então desperdiças o que tens para dar - replico, numa voz calma. - O facto de não seres honesta contigo própria torna o teu compromisso com os deuses uma dádiva incompleta."

Sem comentários:

Enviar um comentário