domingo, 4 de dezembro de 2011

Narciso




"A concepção de Freud é mais complexa do que a oposição amor de si (narcisismo) –amor do outro. Um objecto pode ser amado narcisicamente (procuro, no caso referido, amar no outro aquilo que eu próprio fui.)

O narcisismo […] não seria uma perversão, mas o complemento libidinal do egoísmo da pulsão de auto-conservação.
Comentário: Portanto o narcisismo não é apenas uma perversão ou mesmo uma fase do desenvolvimento mais ou menos ultrapassada mas um aspecto da dinâmica pulsional presente em cada um de nós.

Este narcisismo que se revela no delírio de grandeza e que corresponde ao retorno ao eu da libido anteriormente investida nos objectos é o que Freud chama narcisismo secundário.
•O narcisismo primário é, pelo contrário, uma fase normal do desenvolvimento individual, qualquer coisa a que volta justamente o narcisismo secundário.

O narcisismo na criança e no “primitivo”
•No primitivo, como na criança, encontramos …traços que se poderiam atribuir, se estivessem isolados, ao delírio de grandeza: sobrevalorização do poder dos seus desejos e dos seus actos psíquicos, “omnipotência do pensamento”, crença na força mágica das palavras”, etc.

Libido do eu e libido objectal.
•Formamos assim a representação dum investimento libidinal originário do eu; mais tarde uma parte [desta libido] é cedida aos objectos, mas, fundamentalmente, o investimento do eu persiste e comporta-se relativamente aos investimentos de objecto como o corpo duma amibarelativamente aos seus pseudópodes.

O narcisismo não é apenas uma fase do desenvolvimento mas corresponde a um investimento do eu que persistirá ao longo da vida. Freud passa do ponto de vista genético ao ponto de vista estrutural.
•A imagem da amiba é uma simplificação: já vimos que os investimentos de objecto podem ser narcísicos, etc."

Aulas de Personalidade, 2010

A criança solitária, um auto-enaltecimento e um sistema de auto-regulação (acalmar) deficitário. Desistência comum do processo, sobretudo em fase inicial, por incapacidade de estabelecer a relação, por não suportar a dor da criança solitária, ou por considerar o terapeuta como não sendo bom o suficiente...
(Young)

Prognóstico?

Sem comentários:

Enviar um comentário