sábado, 3 de abril de 2010

A Evolução da nossa Sociedade

Há muito tempo que não escrevo, mas estou inspirada para escrever sobre alguns temas que me têm perturbado nos últimos dias.
Uma delas é sobre a Sociedade, outra é sobre religião. Talvez comece por vos falar na Sociedade, pois a religião é um tema mais profundo.
Hoje, sendo o aniversário da minha tia, tal como em todos os jantares de anos vieram à baila os temas do antigamente - a vida do antigamente, os costumes, as personagens que invadiam as ruas e a sociedade há cerca de meio século atrás.
A possibilidade de deixar um borrego pendurado numa quinta um dia inteiro sem ninguém o roubar. A venda de cântaros de água porta a porta, os amola-tesouras que ainda hoje sobrevivem nalguns sítios, as vendas na praia, pequenos comerciantes que sobreviviam sem problemas naquela época e que hoje estão mortos.
A questão é - porque é que morreram? Podemos levar isto a termos literais - morreram literalmente sem deixar descendência para semelhantes trabalhos. Ou será que a evolução da Sociedade os matou?
Porque será que quanto mais evoluída é a sociedade a nível científico, o desenvolvimento do crime, da corrupção e do abandono dos valores morais aumenta paralelamente?
Como será que, daqui a muitos, muitos anos, irão caracterizar a sociedade do séc. XXI nas aulas de história? Uma sociedade marcada por grandes avanços científicos, por uma evolução louca e desenfreada dos conhecimentos, por uma explosão de formação académica e empregos (que levou, posteriormente, ao desemprego devido à substituição do homem pela máquina - que engraçado - o homem que trabalhou para a evolução ser substituído pela máquina que criou em prol da dita evolução).
Tenho dificuldade em descentrar-me, pois para mim esta época será eterna. Mas depois recordo os meus queridos anos 90 e reconheço inúmeras diferenças entre esses dias e os dias actuais. Sinto pena de não ter irmãos nem ter crescido com pessoas da minha idade que me fossem muito próximas, para com 70 anos poder partilhar os dias de hoje com essas pessoas.
É inevitável não pensar nos efeitos que a Internet teve na história da Humanidade. Será que o acesso desenfreado e em massa à Internet mudou para sempre os comportamentos? Será que contribuiu para a evolução da Sociedade no sentido da loucura corrupta?
Já o alcóol e as drogas, os vícios dos jovens de hoje em dia, já antigamente existiam e não se cometiam tantos excessos. Creio que isso se deve À educação. Tudo é uma teia interligada. Com o desenvolvimento da oferta de trabalho e emancipação das mulheres, os papeis mudaram. A educação dos filhos é descurada em prol do trabalho. As crianças crescem fazendo tudo o que querem, sem lhes poderem tocar para não ficarem traumatizadas. Os pais têm pena dos filhos rufias, coitadinhos, que não crianças traumatizadas e merecem mimos e protecção. E a sociedade evoluiu no sentido dos "espertos", dos que passam por cima dos outros sem qualquer leveza, delicadeza, sem saberem o que é educação, cavalheirismo, "espertos" instruídos mas muito piores do que muitos analfabetos que receberam educação em casa antigamente.
Tudo isto me revolve as entranhas. Revolta-me o sentido em que a sociedade evolui e questiono-me como será esta época vista no futuro. Será que estaremos pior? Será que conseguiremos evoluir para algo melhor, nem que fosse apenas ligeiramente melhor? Será que isso chega?
Será que teremos planeta onde evoluir, depois de desgastarmos a Terra de forma tão insensível?
A única conclusão que encontro, o único padrão que vejo é que quanto mais a sociedade evolui cientificamente, mais a imoralidade nos invadirá e chegaremos a um ponto em que nem todo o conhecimento científico do mundo será suficiente para re-aprendermos os "comportamentos para o bem da espécie". O nosso bem-estar próprio será sempre posto acima de tudo e a morte será inevitável - em todos os sentidos.

2 comentários:

  1. Elsa, gostei muito deste teu texto e das tuas reflexões existenciais, incrivelmente pertinentes. São sem dúvida reflexo de alguém que pensa na nossa realidade, e atreve-se a questioná-la.Tens uma mente muito profunda e complexa. Nota-se que pensas seria e frequentemente sobre isto. Em muitos aspectos concordo com o que dizes. Mas preferia discuti-los contigo ao vivo e não por aqui.
    Gostava muito de partilhar uma conversa sobre o tema contigo, acompanhada de um Café Mocca. Que tal? ;)

    ResponderEliminar
  2. Papoila!! Céus, acreditas que só vi o teu comentário hoje? Que vergonha! Claro que sim, parece-me muito bem! :) adorava conversar contigo sim, o Starbucks espera por nós :)

    ResponderEliminar