sábado, 20 de junho de 2009

"Será que o homem ainda é homem? Ou ter-se-á tornado um alfabesta?!"




Já pensaram que passamos mais tempo a ler e a escrever do que a praticar actividades divinas?


Diálogo entre Zeus e Hermes sobre os humanos:

"Zeus: Passam mais tempo a ler e a escrever do que a fazer amor?

Hermes: Sim.

Zeus: E do que a comer e beber, cantar e dançar, correr e lutar?

Hermes: Também.

Zeus: Não?! Não passam com certeza mais tempo a ler e a escrever do que a não fazer nadaP

Hermes: Pois bem, sim, passam!

Zeus: Sempre inclinados sobre esses caracterzinhos do alfabeto?

Hermes: Em algumas regiões utilizam-se outros conjuntos de caracteres, mas na maior parte é o alfabeto, mesmo que os habitantes das diferentes comunidades, a que eles chamam nações, façam combinações diferentes.

Zeus: Será que o homem ainda é homem? Ou ter-se-à tornado um alfabesta?!"



Sabem o porquê do nosso sistema de escrita se chamar alfabeto?

Pois bem...os Gregos criaram, a partir dos caracteres importados dos Fenícios, o primeiro verdadeiro alfabeto. Como a ordem das letras deste alfabeto era "alfa" e de seguida "beta" o nome ficou "alfabeto".


E mais - sabiam que "alfa" significa "boi" e "beta" significa "casa"? Pois...porque este incrível e maravilhoso sistema de escrita foi inventado porque os homens, dadas as suas actividades económicas (agricultura, pecuária, ...) tiveram necessidade de se tornar contabilistas e criar leis sobre as propriedades.



Estou na página 24 do livro "A Última Metamorfose de Zeus", livro da autoria de José Morais e Régine Kolinsky, e tudo o que escrevi foi retirado de lá. E nestas poucas 24 páginas já descobri coisas bastante interessantes sobre a história da escrita na humanidade.


E entrando agora noutro tema, sabiam que quando lemos e escrevemos existe uma área no nosso cérebro que se activa? A Visual Word Form Area activa-se perante letras e palavras. Mas a escrita surgiu há 5400 anos. Como é que o nosso cérebro já possui uma área específica para a leitura? Paradoxal... A Visual Word Form Area era, antes da aprendizagem da leitura, uma área cerebral especializada no reconhecimento visual... no entanto, parece que com esta aquisição cultural houve uma "reciclagem neuronal" que substituiu as antigas funções desta área pelas novas exigências provenientes da cultura. E já agora, citando, tudo isto está de acordo com Dehaene (2005) - no livro "Les Neurones de la Lecture".


Não vou continuar a falar deste tema pois qualquer um que por aqui apareça e saiba que já entrei (mornamente) de férias vai chamar-me maluca por continuar a ler sobre estes temas depois de ter passado um semestre inteiro a trabalhar nisto.



Mas eu gosto tantooo.... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário