Hoje é para mim um dia que poderia equiparar ao do Enterro do Caloiro.
Porquê? Porque me sinto extremamente nostálgica.
Hoje veio contra mim de forma repentina o facto das minhas aulas terem terminado hoje.
A partir de hoje encerra-se o meu 2º ano de Psicologia nesta faculdade. E tanto aconteceu e pareceu ser tão rápido...
Dói-me o coração porque ele está apertadinho com saudades. Por tudo o que vivi na faculdade.
Porque este ano passei de caloira a "doutora de merda" (ahahé mesmo a designação para o pessoal do 2º ano), cresci e a minha atitude face à Psicologia sofreu uma reviravolta.
Este ano aprendi que nem tudo o que nos dizem nas cadeiras é verdade. No fundo, cada um puxa a brasa à sua sardinha. Ou melhor, o que nos ensinam é verdade, mas há diferentes maneiras de ver cada objecto da ciência. E eu aprendi que em vez de empinar tudo tinha que começar a ter os meus pontos de vista. E comecei a tê-los efectivamente.
Apercebi-me da quantidade de percursos disponíveis que podemos seguir dentro da psicologia.
Ganhei uma nova paixão por uma das áreas da psicologia e abriram-se novos horizontes.
Porque deixei de ser caloira e agora estou a menos de 1 ano de escolher o ramo do meu mestrado. E isso é extremamente assustador, porque sei tão pouco e há tanto à minha frente...o meu futuro depende desta escolha (não todo ele, mas os próximos anos...).
Este ano aprendi tanta coisa. Aprendi montanhas de coisas nas aulas, mas nada ultrapassa os momentos no bar com os meus colegas.
Porque sem eles acho que este percurso não faria muito sentido. Não me imagino a chegar à faculdade sem passar pelo bar até à mesa deles. Sem esperar que a Catarina tome o pequeno almoço às 5ªs feiras (que nos fazia chegar sempre atrasadas às aulas de Psicolinguística Cognitiva =P e eu sempre tão impaciente)...ou as aulas de Antropologia que começavam as 13h30 e a Joana às 12h55 já estava a dizer "vamos para a aula, vamos para a aula!!" =P
Não acredito que já não vou baldar-me a nenhuma aula para ficar a jogar Trivial e aprender que existe um lago nos EUA chamado Titicaca!!
Não acredito que durante 2 meses inteiros não vou chegar à faculdade carregada de livros, com o portátil atrás, a dizer "trouxe o meu carro e consegui, sobrevivi!!"...sem ver a Joana e desatar a berrar GOOORRRDDDAAAA com a Carla no bar ou sem ver o Tiago a fugir da Nádine soltando uns sons extremamente cómicos. Que não vou tornar a andar de elevador com a Bárbara e o Tiago tão depressa, que não vou passar os próximos tempos no metro com a Pati a refilar por causa do crowding e a combinar sempre na 5ª porta do comboio. Que não vou encontrar os meus colegas espalhados pelo comboio, metro e pela cidade universitária. Que não vou trajar, mandar os meus caloiros cantar, fazer duelos com a faculdade de direito.
Que vou passar 2 meses sem me desmanchar a rir com ideias doidas para trabalhos, que não vou fazer mais posters brilhantes, nem vou mais refilar à Utopia porque nos venderam um poster em papel autocolante em vez de venderem em vinil...que não vou ouvir "Sushi" e "A Gata Christie" em mais "neurocoisas cognitivas", que não vou cruzar-me com tanta gente que faz parte do meu dia a dia, que não volto à reprografia tão cedo.
Porque apesar de estar atolhada em trabalho até dia 18 de Junho e de forma bastante intensa, esse trabalho já será feito fora das aulas...e eu este ano aprendi a amar verdadeiramente a Psicologia, e se há aulas que não me dizem nada, há outras que são extremamente interessantes e das quais terei muitas saudades... porque há tanto a aprender e tão pouco tempo...
Porque apesar de todos os defeitos da faculdade, da secretaria, afins, eu amo a FPCE e adoro estes tempos de universitária!! E este foi um ano que passou novamente a correr...
A nostalgia é imensa e apenas digo - entro de férias e levo tudo no coração. Porque disto tudo, o mais importante que daqui retiro, para além dos conhecimentos em Psicologia, são sem dúvida os momentos vividos entre amigos e extremamente bem passados. Tudo aquilo que aprendi convosco...!!
Porque é assim, a vida académica!!!
=')
Sem comentários:
Enviar um comentário